quarta-feira, 26 de março de 2008


Debate intenso na audiência

sobre rádios comunitárias


Marcada pela participação efetiva do público, a audiência que discutiu o papel das rádios comunitárias reuniu vereadores, deputados, sindicalistas, representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), advogados e técnicos da área.

Ao final do debate, que teve mais de três horas de duração, ficou acertada - diante da complexidade do tema - a realização de novos fóruns para aprofundar os entendimentos, principalmente no que diz respeito a idéia de municipalização das outorgas.

Promovida pela Câmara Municipal em parceria com a Associação das Rádios Comunitárias de Camaçari (Aracom) e a sociedade civil organizada, o evento, realizado na manhã de ontem (25/03), também foi marcado pela exposição dos mais variados pontos de vista.

A municipalização das concessões, atualmente competência exclusiva do governo federal, foi o ponto de maior discordância. Enquanto o presidente da Aracom, Clênio Soares, defensor da proposta, assegura que a constituição “abre esse espaço”, o deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB) defende um estudo maior sobre a medida.

Segundo o parlamentar, é necessário definir como ponto de partida a quantidade de outorgas por município. “Qual será esse critério?”, questionou Alfaya aos participantes. Ainda segundo ele, existem muitas rádios comerciais “travestidas” de comunitárias.

O assessor técnico da Anatel, José Mauro Castro Rodrigues abordou o papel fiscalizador do órgão estatal e respondeu perguntas feitas pela platéia.


CONSENSO

A defesa da liberdade de imprensa e a necessidade de democratização dos meios de comunicação foi consenso entre todos os debatedores. A presidente da Câmara, vereadora Luiza Maia, ressaltou que o apoio às emissoras verdadeiramente comunitárias reforça os valores básicos da democracia.

Ivani Gonçalves

Assessoria de Comunicação da Câmara